Capa de livro de tecido

Capa de livro de tecido

Adoro aproveitar este raios de sol com uma boa leitura na esplanada de um café à beira mar, o sol já aquece por umas horas, poucas, mas já deixa a pele dourada, mas ainda há uma brisa a saber a inverno. Confesso que neste momento sinto uma invasão da minha privacidade quando alguém na mesa do lado tenta observar o que estou a ler, irrita-me e a sugestão de hoje evita que estraguem esses momentos de calma e relaxamento. Vamos  então aprender a fazer a capa de livro de tecido.

A  capa de livro pode ter várias dimensões, quando somos nós a fazer para nós próprios é sempre mais fácil até podemos fazer mais do que uma medida, mas quando queremos oferecer a alguém ai já é diferente convém oferecer uma medida que sirva para quase todos os livros. Eu usei como molde o livro mais grosso que tinha em casa.

Molde para fazer a capa de livro

Tal como a capa para agenda a capa de livro de tecido é muito simples de fazer. E em quase tudo semelhante. A medida que eu usei foi 24 cm x 17,5 cm estes 17,5 já estou a contar com metade da lombada. Fiz um rectângulo em papel vegetal para guardar a medida e não ser necessário sempre que quero fazer uma capa de livro de tecido andar a tirar as medidas. Assim o nosso rectângulo fica com a medida de 35 cm x 24 cm. Para além disso fiz também um molde para as abas laterais que irão servir para segurar o livro na capa.

Cortar e coser a capa de livro de tecido

Depois de ter as medicas e o molde faz-se a marcação nos tecidos e corta.se. Para este tipo de trabalho é importante que o tecido seja encorpado, eu por norma uso algodão grosso para a parte externa e um mais fino para o interior da agenda. Também pode usar a técnica do patchwork que utilizei nas bolsas em patchwork, rendas e fitas quem dita é a sua criatividade e gosto pessoal.

tecidos e fita de vies para capa de livro

Uma das coisas que diferencia a capa da agenda da capa do livro é a dracalon, eu uso feltro, juntamente com uma entretela termocolante para que fique mais firme. O dracalon fica efeito acolchoado mas  não fica tão firme.

Depois de ter tudo cortado coloco a entretela no tecido principal e juntamos todos os tecidos tal como irá ficar ou seja primeiro coloco o tecido principal depois o feltro e depois o tecido para o interior e as abas, cose-se todas as partes com ponto zig zag à volta para ficar com todos os tecidos unidos. Depois deste passo falta apenas pregar a fita de viés, que pode comprar em qualquer retrosaria ou pode optar por fazer em casa na cor que mais lhe convém. Se não tem muita prática aconselho a antes de coser alinhavar, para o trabalho ficar mais perfeito.

Esta é uma solução muito prática para evitar os mirones para cima da nossa leitura. Com a capa de livro de tecido evita sentira a sua privacidade invadida e certamente estará mais tranquilo nos seu momentos de relaxamento, o que se pretende, pode também adicionar uma flor de tecido a esta capa se gostar, ou qualquer outro adorno. Experimente e verá como é útil. Para além disso pode ser um lindo presente para oferecer. Bom trabalho!

Pode gostar também de ver:

Publicado por: Costurar.net | Em: 1 de Fevereiro de 2013
Publicado em Acessórios com as etiquetas , , , , , , , , . Salve o url nos favoritos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>