Costurar » Casa e decoração

Tiras de tecido

Tiras de tecido

Nos dias de hoje a preocupação constante em preservar o meio ambiente e sempre a pensar em economizar é lema cá de casa a lei de Lavoisier: “Nada se perde tudo se transforma…” O lema foi desde sempre incutido pela minha bisavó. Cá em casa sempre houve o hábito de dar a roupa que já não usamos passando de primo em primo até estarem no limite e mesmo no limite a minha bisavó com elas fazia novelos de tiras de tecido para depois mandar para a tecedeira fazer mantas de trapos, que costumamos usar nos piqueniques. Eu adorava brincar com as bolas de tratos. E hoje lembrei-me de partilhar convosco como fazer as tiras de tecido, com aquela roupa que já não dá mais para usar nem para transformar.

Tiras de tecido

Bolsas em patchwork

Bolsas em patchwork

Os trabalhos de patchwork estão muito em voga nos últimos tempos. A velha técnica de juntar retalhos utilizada pelas nossas avós voltou e veio para ficar. Tanto na decoração, como em acessórios ou mesmo no vestuário muitas são as criações com a técnica do patchwork. Confesso que sou apaixonadas pelos patchwork para bebés mas hoje vamos aprende como fazer bolsas em patchwork.

Bolsas em patchwork

Como fazer aplicacoes de tecido

Como fazer aplicacoes de tecido

Fazer uma aplicação de tecido é muitas vezes a solução para personalizar uma peça simples. As aplicações são muito usadas nas roupas das crianças, no enxoval dos bebés e na roupas de casa, como é caso de almofadas, atoalhados e panos de cozinha. Aprender como fazer aplicações de tecido é muito simples, e sem divida que faz toda a diferença nas suas criações. Podendo também a ajudar as suas finanças recuperando peças de roupa estragadas ou com claros sinais de desgaste em determinadas partes, que podem assim ser encobertas pelas aplicações de tecido.

Como fazer aplicacoes de tecido

Como pregar fita de viés

Como pregar fita de viés

Quando olho para uma peça, quer de decoração ou de vestuário, e acho meio sem graça, a fita de viés é a primeira coisa que me ocorre para poder dar um toque especial. Podemos utilizar para debruar uma fralda de um bebé que está para nascer, nos panos de cozinha, nas mangas de um casaco, nos bolsos, enfim, as sugestões são muitas. E verá que depois de saber como pregar fita de viés, a sua imaginação e criatividade também começam a fluir.

Como pregar fita de viés

Colcha com calças de ganga recicladas

Colcha com calças de ganga recicladas

Desde pequena que ouso esta velha teoria de Lavoisier cá em casa: ” nada se perde … tudo de transforma…” Nas mudanças de estação, com a limpeza geral do roupeiro há sempre calças de ganga que já estão fora de serviço e um dia deste coloquei de parte umas quantas e pensei: o que vou fazer com estas calças?!! Nas pesquisas na internet ideias não faltam desde bolsas, almofadas, cortinas forrar sofás, enfim, muitas ideias. Mas eu escolhi fazer uma colcha, que vai servir para manta de sofá. É simples, de pois de saber como fazer colcha reutilizando calças de ganga também vai querer fazer uma.

Colcha com calças de ganga recicladas

Como fazer cortina para banheiro

Como fazer cortina para banheiro

Há dias encontrei esta foto na internet e fiquei maravilhada. Realmente a criatividade faz toda a diferença na vida de uma pessoa. Uma simples cortina pode transformar o ambiente da casa de banho, muitas vezes monótono e sem graça. Se a banheira da sua casa não tem box aproveite esta ideia romântica para aprender como fazer cortina para banheiro.

Como fazer cortina para banheiro

Como fazer folhos

Como fazer folhos

Os folhos, babados ou ruffles são um adorno muito simples de fazer e que faz toda a diferença em qualquer peça, seja ela de vestuário ou decoração. Os folhos acrescentam um pormenor de requinte. Até as apologistas do “less is more” se rendem ao seu encanto. Para quem gosta de costura e está a aprender a costurar vai gostar, com toda a certeza, de saber como fazer folhos.

Como fazer folhos

Como fazer almofadas

Como fazer almofadas

Almofadas… a palavra seguinte que me ocorre é: Muitas… Adoro almofadas de vários padrões e texturas e das mais variadas formas e cores. Simples de fazer ou mais pormenorizadas depende do estado de espírito. Há que goste de variar e mudar com frequência ou apenas pela mudança das estações. Por isso o melhor é mesmo aprender como fazer almofadas para que estas nunca lhe faltem e sejam sempre um espelho de si.

No inverno apetece um aconchego de almofadas fofinhas e quentinhas, normalmente de cores mais quentes. No verão sabe bem um encosto confortável e fresquinho de algodão aqui normalmente em cores fresca e claras a lembrar o brilho do sol e as flores do jardim. A escolha do tecido depende do gosto pessoal e da estação do ano e existe uma variedade sem fim de opções para fazer almofadas ao seu gosto.

Como fazer almofadas