Colcha de fuxico

Colcha de fuxico

Eu confesso que sou apaixonada por princesices e quando soube que ia ter uma sobrinha, menina, fiquei muito feliz. Para as meninas  há sempre muito mais pormenores, tem sempre uma  fitinha,  um lacinho, uma florzinha, uma molinha, adoro. Ainda não nasceu e eu já estou a fazer muitos miminhos. Esta colcha de fuxico é um sonho para qualquer princesa e já está à espera da Mafalda, foi feita com muito amor e carinho com uma grande ajuda da avó.

Esta colcha de fuxico foi feita para usar na alcofa, no berço e no ovo que transporta os bebés por isso tem uma dimensão pequena. Mas pode ser feita para outro efeito, por exemplo para uma cama de bebé e nesse caso terá de ser maior.

Materiais a utilizar na manta de fuxico, rosas de Portugal

A colcha de fuxico tem mais ou  menos 80 cm x 90 cm foi feita com duas cores, rosa e branco. Utilizei tecido de algodão, dracalon já acolchoado e um folho com bordado inglês que se compra em qualquer retrosaria. Para além disso destes materiais usamos pérolas rosa para as flores brancas e brancas para as flores rosa.

Esta mantinha de bebé é muito simples de fazer, é muito trabalhosa porque é completamente forrada com flores de fuxico, rosas de Portugal, o que lhe dá este encanto. O trabalho é muito, mas o resultado final compensa todo o trabalho realizado. Confesso que as rosas de Portugal foi a minha mãe que fez eu apenas fiz os acabamentos.

Confecção da colcha de fuxico

A primeira parte do processo de execução desta obra de arte, é a realização das rosas de portugal que pode ver como fazer no artigo como fazer flores de tecido. Nós optamos por duas cores o rosa e o branco, mas existem muitas opções de escolha para quem não é fã de rosa, como é o caso de muitas mamãs.

A quantidade de flores depende do tamanho da colcha que deseja fazer. Cada flor depois de feita tem um diâmetro de 4,5 cm mais ou menos, neste caso mais ou menos 20 X 18 flores. Para que as rosas de Portugal fiquem com esse diâmetro a círculo inicial tem um diâmetro  de 9 cm.

pregar as flores na base da colcha de fuxico

Depois das roas feitas cortamos um rectângulo com a 80 cm X 90 cm num tecido base e no dracalon. O tecido eu escolhi rosa, mas neste caso também podia ser branco, a escolha depende das cores que escolheu e que achar melhor e ao seu gosto pessoal.  Para que fique certinho o efeito xadrez eu fiz com giz na parte do avesso do tecido que serviu de base, uma tabela. Linhas e colunas com a distância de 2,25 cm ou seja metade do diâmetro da flor. Assim ao pregar as flores estas ficaram exactamente no lugar. A primeira vez que fizemos esta colcha de fuxico fomos pregando as flores umas ao lado das outras sem fazer esta marcação e no final algumas estavam ligeiramente ao lado, por isso acho melhor fazer este passo se quer que o efeito fique perfeito.

Ao pregar as flores de tecido colocamos uma pérola, nas flores rosa a pérola é branca e nas brancas é rosa, este pormenor dá outro charme à colcha de fuxico, no entanto também pode pregar sem colocar a pérola ou pode optar por um botão ou outra rosa mais pequena as opções são sempre várias e depende da sua imaginação e criatividade.

Acabamento da colcha de fuxico

alinhavar folho da colcha de fuxico

Depois de ter as flores de fuxico todas pregadas vamos alinhavar à volta o folho de bordado inglês, de forma a ficar entre a base com as flores e o dracalon. É importante que alinhave para que no momento de juntar o dracalom não saia do lugar  e assim evite a chatice de ter de descoser e voltar a coser. Então depois de ter essa passo pregue o dracalom direito com direito. Neste caso se já tem alguma prática basta colocar alfinetes e coser à máquina. Deixe uma ligeira abertura para virar do direito.

coser direito com direito a colcha de fuxico

Depois de virar do direito pesponte à volta para que as costuras fiquem com forma porque dracalon provoca um certo enchimento e assim  ao mesmo tempo cose a abertura, no entanto como o pesponto é feito mais ou menos à distância do pé calcador no final vai ter de fazer um ponto invisível para que não se note a abertura. Só falta passar a ferro o folho e está terminada a colcha de fuxico.

Adoro este trabalho. Foi feito com muito carinho para a minha princesa, partilho convosco com muito gosto e espero que seja uma fonte de inspiração para os vosso trabalhos e que também possa fazer esta colha de fuxico. Bom trabalho.

Pode gostar também de ver:

Publicado por: Costurar.net | Em: 28 de Janeiro de 2013
Publicado em Infantil com as etiquetas , , , , , , . Salve o url nos favoritos.

4 Respostas para Colcha de fuxico

  1. ana paula pinheiro disse:

    por favor quantos fuxico preciso pra fazer uma colcha pra berço ?

    • sonia disse:

      Olá Ana Paula Pinheiro … eu não contei… mas pode calcular mais ou menos tira a medida da colcha, que quer, mede os fuxicos e depois vê qt precisa para preencher a colcha.. bom trabalho…

  2. Sindy disse:

    Olá gostaria de saber de você colou o costurou as flores no tecido, se colou qual cola utilizou? abraços!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>