Colcha com calças de ganga recicladas

Colcha com calças de ganga recicladas

Desde pequena que ouso esta velha teoria de Lavoisier cá em casa: “nada se perde, tudo de transforma”. Nas mudanças de estação, com a limpeza geral do roupeiro há sempre calças de ganga que já estão fora de serviço e um dia deste coloquei de parte umas quantas e pensei: o que vou fazer com estas calças?  Nas pesquisas na Internet ideias não faltam desde bolsas, almofadas, cortinas forrar sofás, enfim, muitas ideias. Mas eu escolhi fazer uma colcha, que vai servir para manta de sofá. É simples, depois de saber como fazer colcha com calças de ganga recicladas também vai querer fazer uma para si.

Passos a seguir para fazer colcha com calças de ganga recicladas

Para fazer a colcha de ganga precisamos de: calças de ganga de vários tons (claras e mais escuras), tecido para forrar pode ser algodão ou um tecido polar para a tornar mais quentinha, régua de patchwork, base para cortar e cortador para além do material de costura básico

Cortar os retalhos

A primeira fase do trabalho é cortar os retalhos, ou seja, vamos cortar pequenos rectângulos de vários tamanhos, uns maiores outros mais pequenos depende do seu gosto pessoal, eu não gosto de retalhos muito grandes, eu optei por medidas entre os 20 cm x 9 cm e os mais pequenos 8 cm x 5 cm.

O número de retalhos a cortar depende do tamanho da colcha que pretende. No caso de uma colcha de casal precisa de mais retalhos comparando com uma colha de solteiro, para além disso também depende do tamanho da cama e do efeito que deseja, essa é uma decisão sua.

Como dispor os retalhos

Depois dos retalhos cortados vamos coser os retalhos uns aos outros. Eu sugiro que o faça por blocos. Ou seja, faz pequenos quadrados de rectângulos e no final junta todos os quadrados formando a colcha.

A forma como junta os retalhos é ao gosto pessoal, pode ser aleatória ou pode fazer um trabalho mais artístico e planeado, conjugando os tons e os tamanhos dos retalhos. Nesse caso deve-se fazer um esboço do que pretende como nos exemplos da imagem.

Depois do plano vamos passar à execução. Vamos juntar os retalhos uns aos outros com a ajuda de alfinetes e só depois se cose à máquina. A orla da costura deve ser pequena pouco mais de 1 cm, para que o trabalho fique perfeito.

Depois de coser todos os rectângulos formando os quadrados deve passar a ferro para abrir as costuras e deixar um acabamento exemplar. Depois junta todos os quadrados e forma a colcha.

Forrar a colcha

Com o tecido de algodão ou polar, conforme a sua preferência ou necessidade, na mesma medida que a colcha de retalhos, junta direito com direito e praga com alfinetes para que fique sempre no lugar depois cose à máquina. Não esquecer de deixar uma abertura para poder virar para o direito. Para arremate final pode pespontar a extremidade da colcha ou coloca uma fita de viés conforme o gosto pessoal e está feita a colcha reutilizando calças de ganga.

O resultado final é um trabalho muito original e amigo do ambiente. É um trabalho simples de executar mas um pouco moroso  no entanto vale a pena o esforço. Depois de saber como fazer colcha com calças de ganga recicladas tenho a certeza que também vai querer experimentar e criar a sua, ao seu gosto. Bom trabalho

 

Pode gostar também de ver:

Publicado por: Costurar.net | Em: 22 de Outubro de 2012
Publicado em Casa e decoração com as etiquetas , , , , , . Salve o url nos favoritos.

Uma resposta para Colcha com calças de ganga recicladas

  1. fatima acioli disse:

    sou modelista 8 anos sem trabalhar ,por ter tido vario problemas de saude , mas estou voltando porque DEUS e eu quer ,gostei muito de te ncontrar ,como fiquei muito tempo sem usar meu email so consegui reativar o facebook

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>