Como fazer almofadas

Como fazer almofadas

Almofadas… a palavra seguinte que me ocorre é: Muitas… Adoro almofadas  de vários padrões e texturas e das mais variadas formas e cores. Simples de fazer ou mais pormenorizadas depende do estado de espírito. Há que goste de variar e mudar com frequência ou apenas pela mudança das estações. Por isso o melhor é mesmo aprender como fazer almofadas para que estas nunca lhe faltem e sejam sempre um espelho de si.

No inverno apetece um aconchego de almofadas fofinhas e quentinhas, normalmente de cores mais quentes. No verão sabe bem um encosto confortável e fresquinho de algodão aqui normalmente em cores fresca e claras a lembrar o brilho do sol e as flores do jardim. A escolha do tecido depende do gosto pessoal e da estação do ano e existe uma variedade sem fim de opções para aprender como fazer almofadas ao seu gosto.

Etapas para aprender como fazer uma almofada

Para fazer uma almofada devemos em primeiro lugar sabre qual o fim a que se destina: Jardim, sofá ou cadeirão, cama, etc. é segundo a utilidade que vamos pensar no formato da almofada.

Jardim: pode optar por formas diferentes como por exemplo o formato de fruta que fica o máximo e as românticas certamente vão adorar. O molde para fazer a almofada com forma de morango e pêra é uma criação Tilda muito fácil de executar. Pode aumentar ao tamanho que deseja e lhe convêm, escolhe um tecido ao seu gosto, sugiro algodão, e  corta 2 partes iguais. Cose deixando uma abertura na parte superior do morango e enche com enchimento para as almofadas que se vende nas lojas da especialidade.

Corta a folha 2 vezes e cose uma à outra, vira-as e pesponta depois prega no morango propriamente dito na zona onde fez o enchimento.

O resultado final fica fantástico e com um toque de romantismo muito giro e

original. Também pode optar por almofadas redondas e fazer a diferença na escolha das cores.

Sofá: As almofadas do sofá querem-se fofinhas e aconchegastes as cores dependem da decoração da sala. Normalmente são quadradas ou rectangulares grandes ou pequenas ou ambas mas também se usam tipo cilindro e são um óptimo apoio para o pescoço quando se adormece no sofá. Neste caso, é conveniente que sejam fáceis de lavar por isso é preciso estar atenta aos tecidos mais indicados e resistente à lavagem. Convém  colocar um fecho na fronha para seja fácil remover e limpar. Basta cortar 2 rectângulo  ou quadrados e coser à volta deixar uma abertura e pregar o fecho. No caso das almofadas cilíndricas, corta um rectângulo com a medida do diâmetro do circulo que quer, prega as partes laterais com alfinetes e depois cose e prega o fecho na união do rectângulo.

Quarto: as forma podem ser sóbrias ou mais arrojadas  varia consoante o gosto pessoal, mas são mais ou menos ma mesma linhas das almofadas usadas na sala.

Mudam as texturas dos tecidos, normalmente mais delicados. As dimensões também podem variar usando vários tamanhos ao mesmo tempo, o que dá um ar aconchegante.

No quarto das crianças normalmente a criatividade impera. As formas e as cores reinam nestes castelos encantados. Flores, estrelas, luas, peixinhos, letras, animais… enfim não há limites. No caso dos quartos das meninas normalmente as cores são aos tons rosa, lilás, amarelo…e no quarto dos meninos reina o azul o verde e a mistura de cores mais fortes.

É fácil criar um ambiente personalizado nas cores que quer, nas formas que idealiza. Depois de ler este artigo e ter aprendido como fazer almofadas, basta comprar o tecido e colocar mão à obra e fazer almofadas em doses industriais. Bom trabalho.

Pode gostar também de ver:

Publicado por: Costurar.net | Em: 9 de Outubro de 2012
Publicado em Casa e decoração com as etiquetas , , , , , , . Salve o url nos favoritos.

9 Respostas para Como fazer almofadas

  1. Maria Cristina disse:

    Tenho muita vontade de aprender a costurar,não digo uma costureira profissional no momento,mas fazer almofadas e algumas coisas pra mim mesmo,porém não tenho tempo de fazer um curso o horários não me ajuda.

  2. rosana brito disse:

    quero as medidas das almofadas de todos os tamanhos e aprender como faço cada uma delas ……

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>