Como fazer flores de tecido

Como fazer flores de tecido

As flores de tecido são imensas. Existem vários modelos de várias formas e feitios . Grandes, pequenas tudo depende da utilização que lhe queremos dar. Podem ser  usadas como pregadeiras, podemos adornar um chapéu com uma bela flor; fazer molas para o cabelo ou bandoletes, podemos adornar um top, enfim, as flores de tecido podem ser usadas das mais variadas formas, fazendo toda a diferença. Para isso basta aprender como fazer flores em tecido e dar assas à sua imaginação.

Como fazer flores de tecido: Flores de fuxico

As flores de fuxico são muito simples de fazer. Dependendo do tamanho cortam-se 5 círculos (numero de pétalas que deseja). O diâmetro dos círculos depende do tamanho da flor que pretende. Depois dos círculos dobra em quatro e na extremidade faz um ponto de alinhavo com uma linha da mesma cor que o tecido, fazendo o franzido. Procede da mesma forma com os outros círculos sem quebrar a linha, ou seja juntando as pétalas umas às outra à medida que vai alinhavando, formando a flor. No centro pode colocar um botão, ou forrar um botão da mesma cor, isso depende do gosto pessoa. Estas rosas ficam com a pétala  em bico, mas para a pétala ficar redonda basta dobrar o circulo só em duas partes e o efeito é logo diferente.

Como fazer flores de tecido: Rosas de Portugal

A rosa de portugal é uma flor muito simples de fazer. Corta-se um circulo na medida que desejar e alinhava fazendo uma bainha estreita. Depois de alinhavado puxa a linha e junta-se o centro por forma a ficar unido. O arremate pode ser simples fazendo a união do centro ou pode adornar com um botão, uma pérola  ou outra rosa de portugal, depende do efeito que desejar e do seu gosto pessoal.

Como fazer flores de tecido: Flor de fuxico com a pétala cheia

Para fazer a flor de fuxico com a pétala cheia cortamos 5 círculos com um diâmetro 10 cm aproximadamente e 2 círculo com 7 cm mais ou menos.  Procede da mesma forma como se fizesse rosas de portugal, mas antes de unir o centro coloca enchimento para que a pétala fiquem bem cheias. Faça o mesmo para as cinco pétalas e para os 2 “olhos” da flor. Depois das pétalas feitas una-as, passando uma agulha, uma a uma,  aconselho a utilizar uma linha dobrada para ficar mais resistente. Depois das pétalas unidas coloque o “olho” da flor, um de um lado e outro do outro lado, para ficar um arremate perfeito. Estes podem ser colados com cola própria para tecido. Sendo estas também um belo exemplo de flores de tecido originais.

Personalizar é muito simples depois de  saber como fazer flores em tecido. Basta escolher as cores certas e colocar mãos à obra. O seu toque pessoal faz toda a diferença. Poderá aplicar estas flores de tecido em vários trabalhos, como por exemplo numa capa de livro de tecido. Bom trabalho.

Pode gostar também de ver:

Publicado por: Costurar.net | Em: 30 de Outubro de 2012
Publicado em Moda com as etiquetas , , , , , , . Salve o url nos favoritos.

6 Respostas para Como fazer flores de tecido

  1. Maria disse:

    Olá

    Gostei mt do seu blogue.
    Tenho uma dúvida, se puder esclarecer-me: não percebo a explicação de como fazer as rosas de Portugal.
    Obrigada

    • sonia disse:

      Olá Maria!! Desculpe só responder agora… para fazer as rosas de Portugal faz um circulo do diâmetro que desejar e à volta faz uma espécie de bainha alinhavando, no fim de alinhavar puxa a linha para unir o centro e faz o arremate, pode ser com uma pérola, um botão ou deixar assim mesmo desde que não se note o alinhavo… A linha deve ser resistente… espero ter esclarecido :) Beijinho