Como fazer folhos

Como fazer folhos

Os folhos, babados ou ruffles são um adorno muito simples de fazer e que faz toda a diferença em qualquer peça, seja ela de vestuário ou decoração. Os folhos acrescentam um pormenor de requinte. Até as apologistas do “less is more” se rendem ao seu encanto. Para quem gosta de costura e está a aprender a costurar vai gostar, com toda a certeza, de saber como fazer folhos.

Como fazer folhos passo a passo

Os folhos podem ter vários modelos: podem ser largos ou mais estreitos; podem ter dois lados   com a mesma medida; podem ter dois lados e um dos lados ser mais largo do que o outro; podem ser sobrepostos e também podem ser pregados uns nos outros. A variedade é imensa e sempre com um espacinho para a criatividade.

Para fazer o efeito franzido do folho é necessário que o comprimento do folho seja maior do que o comprimento final que desejada. Ou seja, se quer um folho com 1 metro de comprimento precisa de 2 metros de tecido, no caso de pretender um folho cheinho e com franzido, se pretender um  folho menos franzido o comprimento não precisa ser o dobro do comprimento desejado.

Execução do folho

Para fazer o folho faz-se uma ou duas costuras paralelas, com um ponto largo e uma linha resistente para poder puxar a linha sem que ela se parta e fazer o efeito franzido. A costura deve ser feira toda de uma só vez, para que a linha seja inteira e ao puxar vá até ao outro lado da tira fazendo o franzido do folho. No caso de a linha se partir, deve desmanchar e voltar a coser até conseguir uma costura seguida e puxar a linha sem que se parta, para fazer o franzido do folho.

A costura ou costuras podem ser feitas no extremo das tiras ou no centro ou mais a um extremo da fita no caso de querer um folho com um efeito duplo.

Para além do efeito franzido o folho também pode ser de pregas ou machos. Neste caso a forma  de executar é um pouco mais complexa precisa de saber como fazer pregas.

Como pregar folhos

A forma de pregar os folhos também pode ser muito variada e original dependendo do que se pretende.

Podem ser sobrepostos uns nos outros, ou seja cose-se um por cima do outro por forma a esconder a costura do que fica por baixo. Quando os folhos não têm muito franzido podem pregar-se uns nos outros. Podem pregar-se de forma simétrica ou assimétrica. Podem ter comprimentos diferentes, enfim, a criatividade impera.

Fazer folhos quer em saiasblusasvestidos ou na decoração da casa é uma tarefa simples. Pode ser um pouco minuciosa e morosa,  mas o efeito é requintado.  Mas acredito que depois de aprender como fazer folhos, vai querer experimentar. Bom Trabalho

Pode gostar também de ver:

Publicado por: Costurar.net | Em: 15 de Outubro de 2012
Publicado em Casa e decoração, Vestuário com as etiquetas , , , , , , , . Salve o url nos favoritos.

2 Respostas para Como fazer folhos

  1. fixolaas disse:

    eu preciso d efazer folhos para camisas. Como faço isso