Como fazer uma saia longa

Como fazer uma saia longa

A saia longa tem vindo a ganhar terreno nestas ultimas colecções, tanto no outono/inverno como na primavera/verão. Foram a sensação nos looks dos festivais de verão, e continuam neste inverno. Os modelos são os mais variados: franzidas, evasê, plissadas, com machos ou pregas, tecidos esvoaçantes ou texturas mais pesadas a saia longa é o must have. Aprender como fazer uma saia longa é muito simples e ao alcance de quem gosta de costura e de costurar.

A saia longa ideal para o seu tipo de corpo

Em primeiro lugar deve analisar se a saia longa favorece o seu visual, tendo em conta o seu tipo de corpo. Se tiver uma estrutura larga e for baixa a saia longa, não é género de visual que a vai fazer mais elegante, muito pelo contrário. As saias longas favorecem as mulheres altas.

No caso de ser baixa mas magra também não lhe proporciona um look  fantástico no entanto opte por partes de cima nos mesmo tons, para alongar o corpo. Se usar uma saia longa e larga escolha uma parte de cima mais justa. No caso da saia longa ser estampada use a parte de cima de uma só cor, e à saia lisa adapte uma parte de cima estampada, desta forma dá um visual mais delicado.

Passos para aprender como fazer uma saia longa

No caso da saia franzida com um elástico no cós o molde é muito simples de fazer. Tira as suas medidas e faz um rectângulo com a quarta parte da sua medida como na saia simples.  No caso da saia franzida e com cós elástico basta aumentar ao rectângulo inicial a largura que deseja de franzido. Eu aconselho a aumentar pelo menos metade da largura da anca, se desejar mais franzido aumente mais uns centímetros.

Como fazer o evasê da saia

Para que possa andar livremente a saia deverá para além do franzido fazer evasê . Ou sejas no rectângulo do molde deve marcar pelo menos mais 2 cm e subir 1 cm para que a costura não faça bico. Depois do molde feito coloca-se sobre o tecido marca-se as orlas com o giz,  corta-se pelos traços do giz e está pronta para fazer a marcação do molde.

Fazer a dobra do cós

Em seguida cose pela marcação e passa as costuras a ferro. No cós faz uma dobra pelo menos meio centímetro mais larga que a largura do elástico. O elástico deve ser largo, pelo menos 3 cm. Ao fazer a dobra faz uma bainha para dentro para que fique um arremate perfeito, alinhava e depois cose. Não esquecer de deixa uma abertura na costura lateral para poder colocar o elástico com a ajuda de um alfinete de dama.

Fazer a bainha da saia longa

Falta fazer a bainha à mão ou à máquina depende do tecido e do gosto pessoal. E a saia está pronta, só falta passar a ferro.  E pode exibir o seu trabalho num bonito passeio ao fim de tarde ou numa saída à noite, porque este modelo de saia é super versátil e ajusta-se a várias ocasiões, basta mudar os acessórios para lhe dar um ar mais requintado. Aproveite a sugestão para aprender como fazer uma saia longa e bom trabalho.

Pode gostar também de ver:

Publicado por: Costurar.net | Em: 10 de Outubro de 2012
Publicado em Saias com as etiquetas , , , , . Salve o url nos favoritos.

7 Respostas para Como fazer uma saia longa

  1. wania disse:

    oi adorei a saia com “babados” a que a modelo usa com jaqueta jens e blusinha laranja vcs podem me ajudar na modelagem? é mesmo babados ou camadas/// obrigada.

  2. Alessandra disse:

    Eu adorei essas sais longas .