Como fazer umas calças

Como fazer umas calças

A calças são para mim a peça de roupa mais difícil de assentar bem. O tipo de corpo de cada mulher é muito importante na escolha do modelo de calça, quer seja de ganga quer seja de outro tecido de textura mais fina. A calça feita de forma industrial é feita por um modelo de corpo estereotipado e que na maioria das vezes necessita de pequenas emendas para que assente bem. Se gosta de costurar depois de sabre como fazer umas calças, aposto que vai querer fazer as suas.

Passo a passo para fazer umas calças

A base das medidas para fazer o molde das calças são basicamente as medidas  que tiramos para fazer as saias para alem dessas tiramos a altura entre pernas, a largura da perna e altura do joelho.

Seguindo as seguinte tabela vamos fazer o esboço do molde.

Medidas base

Quarta parte

Metade

Largura da cintura

64

16

Largura da anca

88

22

Largura da perna

52

26

Altura da anca

18

Altura entre pernas

24

Altura do joelho

45

Altura total

83

Desenhar o molde

1. Rectângulo com a largura da anca e a altura total 22 cm x 83 cm

2. Marcar a cintura e as pinças e altura da anca tal como na saia na parte da frente e nas contas sobe 3 cm no fio do meio e 1 cm na lateral depois de marcar a cintura e a pinça une os pontos com a régua.

3. Marcar a altura entre pernas e altura do joelho .

3. Fazer o gancho vamos calcular a terça parte da largura anca 22 cm  (22 cm : 3 =7,3 cm)

  • Frente -Na linha da altura entre pernas marcamos metade da terça parte (7,3:2 =3,65)
  • Costas – na linha da altura entre pernas marcamos a terça parte inteira (7,3 cm )

Depois dos mede-se a mesma altura e une-se os pontos no gancho, tanto na parte da frente como nas costas.

4. Unem-se os ganchos à linha do joelho com a régua verifica-se a largura da perna e ajusta-se ou não conforme o modelo, gosto pessoal e o tipo de corpo. Estas são umas calças direitas.
Quanto mais justa a calça for mais vai evidenciar as pernas e anca, tanto no caso de pernas mais gordinhas como no caso das pernas mais finas.

Depois do molde feito coloca-se o molde em cima do tecido marca-se as orlas com o giz, corta-se e faz-se a marcação. Alinhava-se as costuras e está pronto para a primeira prova. Para começar fazemos com um fecho na lateral  e sem bolsos para ser mais simples.

No inicio pode parecer pouco simples, mas na realidade depois de saber como fazer umas calças e experimentar fazer as primeiras, vai sentir que vale a pena experimentar e fazer as suas calças à sua medida e para o seu tipo de corpo. Vão assentar que nem uma luva, porque foram feitas especialmente para si e neste caso por si. Bom trabalho!

Pode gostar também de ver:

Publicado por: Costurar.net | Em: 14 de Outubro de 2012
Publicado em Calças com as etiquetas , , , . Salve o url nos favoritos.