Medidas

Tirar medidas é o primeiro passo para poder fazer o esboço do molde que se pretende. Seja saia, blusa ao calças. É fundamental tirar as medidas muito bem, para evitar grandes ajustes e alterações na prova.

Como tirar medidas

1. Altura da cintura à frente: mede-se desde o ponto mais alto do ombro junto ao pescoço até orla inferior da fita na linha da cintura. Para auxiliar meça a largura da cintura e ainda com a fita ou um cordão, nessa linha, medir a altura da cintura quer na frente quer nas costas.

1′. Altura da cintura nas costas: nas costas mede desde o ponto mais alto junto ao pescoço até à orla inferior da fita na linha da cintura.

2. Altura da anca: é a medida que vai desde a cintura até ao ponto em que foi tirada a medida do contorno da anca.

3. Altura total da Saia: é a medida que vai desde a cintura até à altura que se pretende da saia.

4. Largura dos ombros: é uma medida tirada nas costas, sendo a distância que vai de um estremo do ombro ao outro.

5. Largura do busto (peito): medida tirada a volta do busto, na zona mais volumosa. Os braços devem estar paralelos ao corpo.

6. Largura da cintura: é a medida tirada à volta do corpo, na região mais estreita (ligeiramente acima do umbigo) é uma medida tirada justa quando se trata de confecionar a saia, mas quando é tirada para vestido é um pouco folgada.

7. Largura da  da anca: é a medida tirada à volta da anca, na parte mais saliente. Deve ser uma medida mais folgada

8. Entre cavas frente e costas: esta medida tira-se mais ou menos no meio das cavas e é a medida que vai de uma cava à outra tanto nas costas como na frente.

9. Altura do peito (busto): tirasse do ponto mais alto do ombro ou seja junto ao pescoço até ao ponto onde se mede a largura do peito(busto) mais ou menos na zona do bico do peito.

10. Comprimento da manga: esta medida é tirada com o braço ligeiramente dobrado e vai desde o extremos do ombro até ao osso saliente no punho, passando a fita pelo cotovelo.

Comprimento do cotovelo: tira-se da mesma forma que o comprimento da manga mas só até ao cotovelo

11. Largura do braço: medida do contorno do braço na zona mais grossa do braço.

12. Largura do punho: contorno do braço na zona onde termina a manga.

13. Altura do gancho: para medir a altura do gancho é necessário que a pessoa se sente numa cadeira plana. Dessa forma mede-se a distância que vai desde a cintura até ao assento da cadeira.

14 . Largura da perna: é a medida do contorno da perna na zona mais larga (na cocha).

Comments are closed.