Molde para costurar corpo da blusa

Molde para costurar corpo da blusa

Uma bela blusa ou top tem o poder de realçar aparência da pessoa. Quando compramos nas grandes superfícies corremos o risco de encontrar na rua muitas pessoas com uma peça igual a nossa.  Que tal a ideia de aprender a fazer a sua própria blusa ou top. Basta seguir alguma etapas, começando pelo molde para costurar o corpo da blusa e conseguirá facilmente fazer a sua própria peça de vestuário.

Preparar as medidas do molde

Depois de tirar as medida passamos a esboçar o molde da blusa. Para isso vamos trabalhar com as seguintes medidas:

  • Largura dos ombros: 42 cm
  • Largura do peito: 100 cm
  • Largura da cintura: 84 cm
  • Largura da anca: 106 cm
  • Entre cavas costas: 21 cm
  • Entre cavas frente: 19 cm
  • Altura do peito: 26 cm
  • Altura da cintura frente: 45 cm
  • Altura da cintura costas: 42 cm
  • Altura da anca: 18 cm
  • Altura da total blusa:  63 cm

Para facilitar na hora de fazer o esboço do molde vamos fazer uma tabela com as medidas

Medidas

Quarta Parte

Frente

Costas

Largura dos ombros

42

42: 2=21

21

21

Largura do peito

100

100:4=25

26

24

Largura da cintura

84

84:4 = 21

22

20

Largura da anca

106

106:4=26,5

27,5

25,5

Entre cavas

38:2=19

42:2=21

Altura do peito

26

26

26

Altura da cintura

45

42

Altura da anca

18

18

18

Altura da total

63

63

63-3=60

O esboço do molde da parte da frente

  1. Desenhar 2 cm para o trespasse da blusa;
  2. Desenhar um rectângulo com a medida do peito e a altura total da blusa (26 cm x 63 cm) e marca a linha da cintura da parte da frente 45 cm ;
  3. A partir do fio do meio desenhar uma paralela a que chamamos a linha do ombro, ex. 21 cm
  4. Baixar 3 cm nessa linha e a partir desses 3 cm medir 21 cm (largura do ombro) na altura;
  5. Marcar a medida entre cavas 19 cm no meio da linha do ombro (10,5 cm+3 cm =13,5 cm)
  6. Para marcar o decote achamos a 3 º parte da medida do ombro (21 cm : 3 =7 cm)
    • na largura do decote desenhamos  7 cm
    • no comprimento do decote desenhamos 7 cm +1 cm =8 cm
  7. Unimos o ponto da largura do decote ao da largura dos ombros depois de baixar os 3 cm;
  8. Marcar a altura do peito 26 cm;
  9. Na linha da altura do peito marca a pinça no caso 3 cm é a diferença entre a altura da cintura na parte da frente 45 cm e a altura da cintura nas costas 42 cm
  10. Da linha da cintura mede a altura da anca 18 cm. Neste ponto mede a largura da anca e desenha um traço paralelo ao fio do meio que serve apenas de orientação.
  11. Na linha da cintura mede a largura da cintura e une esse ponto à altura e largura da anca com a régua curva.
  12. Fecha a pinça e une o ponto da largura da cintura com a cava.

Esboço do molde nas costas

Proceda da mesma forma que na parte da frente mas com as medidas das costa. Neste caso rectângulo tem a medida 24 cm x 60 cm ou seja menos 3 cm que é a diferença entre a altura da cintura na frente e a altura da cintura nas costas (largura da pinça).  O decote só baixa 1,5 cm na altura e de largura tem os mesmo 7 cm. Se seguir os passos facilmente consegue desenhar o molde do corpo da blusa. Bom trabalho

Pode gostar também de ver:

Publicado por: Costurar.net | Em: 1 de Outubro de 2012
Publicado em Blusas com as etiquetas , , , . Salve o url nos favoritos.