Molde para costurar a gola

Molde para costurar a gola

A gola é a finalização do decote e existe uma variedade muito grande de modelos, dos mais simples aos mais sofisticados. A gola é o acabamento de  uma blusa ou top, de um vestido ou de um casaco. Para que esse acabamento fique perfeito é preciso desenhar o molde para costurar a gola com perfeição para que depois, no acto de confeccionar seja mais fácil conseguir o resultado final que se quer. Ou seja, um trabalho perfeito.

Tipos de golas

  • Gola de pé
  • Gola de meio pé
  • Gola de camiseiro
  • Gola de militar
  • Gola de bebé
  • Gola de marinheiro
  • Gola de virados
  • Gola de rebuço
  • Gola italiana

Dentro desta variedade de golas a imaginação e criatividade de cada pessoa ainda pode ir mais além, depende da pessoa, dos modelos a aplicar e das tendências de moda.

Gola do camiseiro

Para elaborar a gola precisamos das seguintes medidas:

  • Decote: 22 cm
  • Altura: 6 cm

Como vamos trabalhar com a metade da gola precisamos fazer a seguinte tabela

Medidas

Metade

Decote

44

22

Altura

6

-

Vamos trabalhar com metade do molde por isso dividimos a meio as larguras.

Apesar de nos certificarmos que estamos a tirar as medidas correctamente a gola só deve ser cortada depois da primeira prova do vestido e do decote acertado. No momento da prova, devemos ter um molde da gola de papel ou tecido para testar e acertar se for necessário.

Esboço do molde para costurar a gola de um camiseiro.

  1. Vamos começar por desenhar um rectângulo ABCD com metade da medida do decote e a altura da gola, ou seja um rectângulo de 22 cm x 6 cm.
  2. Do ponto C medimos 2 cm e marcamos o ponto a) e baixamos 1 cm e marcamos o ponto b)
  3. O ponto D desce 2 cm para o ponto c)
  4. Une-se os pontos b e c e prolonga-se 2 cm para o ponto c’
  5. A meio da linha bc’ marca-se o ponto d e traça-se uma linha curva, com a ajuda da régua curva com a distância de 0,5 e suavizamos o ângulo do ponto d com a ajuda da régua curva.
  6. Une-se os pontos D e a) com a régua curva, e invertendo a posição da régua une-se os pontos D e c’
  7. No ponto B prolonga-se o rectângulo segundo o gostou ou as tendências, podendo ficar em bico ou redondo. E une-se ao ponto D.

Realizar o molde para costurar a gola é um trabalho minucioso e de precisão, mas seguindo as várias etapas é fácil de executar. Bom trabalho

Pode gostar também de ver:

Publicado por: Costurar.net | Em: 4 de Outubro de 2012
Publicado em Vestuário com as etiquetas , , , , , . Salve o url nos favoritos.

8 Respostas para Molde para costurar a gola

  1. Sonia Pedrino disse:

    Gostaria de receber um molde para confeccionar Gola de marinheiro.
    Se possivel envio, agradeço e aguardo retorno.

    • sonia disse:

      Olá Sónia!! desculpe só responder agora… Eu posso tentar fazer um passo a passo da gola de marinheiro mas não lhe sei dizer para quando… vou tentar ser breve… Beijinho e obrigada pela presença.

  2. Solange disse:

    Olá!

    Gostaria de receber um molde de Gola Marinheiro.

    Obrigada,

    Solange

  3. Isabela Romo disse:

    Olá,

    Gostaria de receber instruções para montar a gola padre.
    Seria possível o envio, ou uma matéria sobre este e outros tipos de gola? Tem sido difícil achar matérias mais detalhadas a respeito!

    Obrigada!

    • sonia disse:

      Olá Isabel Romo.. Vou tentar ser o mais breve possível a fazer um artigo sobre a gola padre… Mas tenho estado ausente do site e tenho algumas coisas pendentes… Obrigada pela presença e bom trabalho

  4. Neuza Luz disse:

    Olá, visitando sua página achei muito bacana como pode desvendar alguns mistérios da costura. Estou precisando de como montar gola marinheiro infsntil masculino e feminino. VOCE PODERIA ME MANDAR UM MOLDE? P/ 6 Á 8 ANOS?
    muito agradecida :Neuza