Molde para costurar a manga

Molde para costurar a manga

Para confeccionar uma manga simples para uma blusa ou vestido, comprida ou curta existem várias formas de desenhar o respectivo molde.  O molde para costurar a manga simples, serve de base para todos os tipos de manga é nesse molde simples que se vai acrescentar o modelo que se pretende, seja uma manga com balão, com um macho, franzida ou cortada.  Vamos começar por aprender aquele que para mim é o mais simples, e que resulta sempre muito bem. É necessário ter alguma precisão para o trabalho fique perfeito.

Começamos por tirar as seguintes medidas:

  • Comprimento total da manga: 50 cm
  • Comprimento do cotovelo: 33 cm
  • Largura da manga: 36 cm
  • Largura do punho: 24 cm

Para auxiliar construímos a seguinte tabela:

Medidas

Metade *

Comprimento Total

50

Comprimento Cotovelo

33

Largura do Braço

36

18

Largura do Punho

24

12

* como vamos trabalhar com metade da manga vamos dividir as largura ao meio.

Esboço do molde da manga

  1. Começamos por desenhar um rectângulo ABCD com o comprimento total da manga e a largura do braço ( 50 cm x 18 cm);
  2. Da linha do Ombro AB medimos 13 cm e traçamos uma linha paralela EF à qual passamos a designar  por cabeça da manga.
  3. Na linha do punho CD medimos a largura do punho 12 cm  e marcamos um ponto G que vamos unir à cabeça da manga, na zona da cava.
  4. Na linha do ombro e na linha da cabeça da manga vamos achar o meio e traçar uma recta perpendicular. Nessa recta marcamos 4,5 cm e marcamos o ponto K;
  5. Na linha do ombro e a partir do fio do meio marcamos 4 cm e marcamos o ponto J.
  6. Unimos o ponto J ao K  e depois o K ao F com a ajuda do esquadro, na parte da manga.

Este é, para mim, o molde mais fácil de executar. No entanto existem outros moldes também simples, por exemplo o molde da manga inteira.

Neste caso a manga é uma manga comprida, mas facilmente se ajusta o comprimento da manga, conforme a necessidade, molde e gosto de cada um.

O punho da manga neste caso é um punho simples, só com bainha, no entanto, pode ter um cós com abertura, uma virola, uma bainha com um elástico, um folho, enfim existem vários modelos e a escolha depende so gosto pessoal ou do modelo da blusa. Bom Trabalho!

Pode gostar também de ver:

Publicado por: Costurar.net | Em: 2 de Outubro de 2012
Publicado em Blusas com as etiquetas , , , , , . Salve o url nos favoritos.

3 Respostas para Molde para costurar a manga

  1. Maria Lireda Almeida Pinto disse:

    Gostaria de saber como achar os 13 cm da linha do ombro para traçar a cabeça
    da manga ficaria muito grata por esta informação

    Ficarei aguardando

    • sonia disse:

      Maria os 13 cm é um valor dado base para as blusa/ Camisa de senhora de estatura normal , mas tb pode ser calculado matematicamente ( largura do braço dividir por 4 mais 4 cm) neste caso era (36 /4 =9 cm +4 cm=13 cm). Espero ter ajudado
      Bom trabalho

  2. robson disse:

    obrigado pelas dicas me ajudou bastante