Como fazer um vestido

Como fazer um vestido

O vestido é uma peça fundamental. O “little black dress” está  sempre na lista dos conselheiros de moda. Simples mais sofisticado, liso ou com padrões mais arrojados, não deve faltar no seu armário. O molde para costurar o vestido pode ser direito, ou com design mais  elaborado, com pregas ou machos, curtos ou compridos. Seja qual for o modelo são considerados o “must-have” da estação. Por isso aproveite este artigo e aprenda como fazer um vestido.

O molde para costurar o vestido tem como base o molde para costurar a blusa e o molde para costurar a saia. Os respectivos moldes unem-se na linha da cintura, uma linha comum nos dois moldes. Os vestidos podem ser inteiros ou cortados . No caso de serem inteiros, é necessário fazer uma pinça  no centro.

Pinça central do vestido

A pinça central deve ter 2 cm de profundidade, tal como nas saias. A altura da pinça, varia segundo as medidas de cada pessoa. Deve manter uma distância mais ou menos de 3 cm da linha da altura do peito que é a linha onde coincide a pinça lateral e estas não deves ficar juntas, apenas próximas. Para além disso é diferente da parte da frente para as costas do molde do vestido.

Na frente tem aproximada mente 16 cm de altura na parte superior do vestido, ou seja na parte da blusa e 10 cm na parte inferior do vestido, a parte da saia. Nas costas as pinças são sempre mais altas. na parte superior tem aproximadamente 18 cm e na parte inferir 12 cm.

A pinça lateral é igual à pinça feita no molde da blusa. A pinça pode ser uma pinça escondida, tanto na parte da frente como nas costas. Fica muito  bem e há certos modelos que favorece. Quando o vestido é cortado, no lugar da pinça pode ser feito outro feitio dependendo do gosto pessoal e das tendências. Neste caso pode fazer um franzido, pregas ou machos, por exemplo.

A altura do vestido depende muito do gosto pessoal e das tendências de moda. Esta estação é uma estação em que o vestido está em voga, use e abuse. Em tempo de crise nem sempre se tem orçamento, por isso, fica aqui a ajuda para fazer o seu próprio vestido. Na cor e no modelo que mais gosta. Depois de aprende como fazer um vestido vai ver que é fácil e barato, ajuda a poupar, no orçamento familiar e mesmo assim continua a andar na moda. Bom trabalho.

Pode gostar também de ver:

Publicado por: Costurar.net | Em: 4 de Outubro de 2012
Publicado em Vestidos com as etiquetas , , , , , , . Salve o url nos favoritos.

11 Respostas para Como fazer um vestido

  1. Renata Carvalho disse:

    Estou interessada em aprender a costurar ainda nao tenho a maquina de costura, a principio estou pesquisando preços e marcas, e pesquisando na internet as dicas de como aprender…

    • Daniela disse:

      Olá.
      Se for de São Paulo, procure o Fundo de Solidariedade no Parque da Água Branca. Ocurso é ótimo, profissionalizante e gratuito.

  2. fatima acioli disse:

    adorei ,sou modelista ,artesa ,tinha uma confecção de bolsas ,tenho 66 anos estou parada ha 6 anos por conta de saude ,mas estou impaciente ,como passei 3 anos sem usar as mãos perdi minha caixa de entrada , desaprendi de postar meus trabalhos não desisisti estou devagar mas ja estou em ação ,gostei muito dos seus trabalhos e do seu humor.contagia fiquei feliz de te encontrar obrigada DEUS te proteja

  3. raphaela disse:

    eu gostei dos vestido

  4. raphaela disse:

    so queria que numerasse as altura dos trasos dos vestido

    • sonia disse:

      Olá Raphaela… Veja os artigos da saia e da blusa, os traços correspondem às alturas e são diferentes para cada pessoa nomeadamente a altura total, altura da anca, da cintura, do peito etc… esses artigos são a base para fazer o vestido … espero ter ajudado… Obrigada pela presença e bom trabalho

  5. EU QUERO O NODEL E UM VIDIO COMO FAIZ UM VESTIDO TUBINHO SIMPLES POR FAVOR

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>