Necessaire

Necessaire

Os fins de semana fora querem sempre uma organização especial na nossa mala de viagem e para isso existem muitas opções: Necessaire e estojo para a maquilhagem ou um porta brincos enfim a quantidade de  possibilidades para organizar os nossos objetos é imensa. Com os fins de semana de festa e de férias apetece sempre sair da rotina, nem que seja “para fora cá dentro” no caso dos menos afortunados. Também podemos pensar no enxoval de um bebé que está para nascer. É sempre um alegria e ternura fazer estes trabalhos com todo o nosso carinho e amor. A minha sobrinha está quase a nascer e por isso ando atarefada a fazer algumas peças para a mamã.

Estou a fazer um conjunto de acessório tudo a condizer e à medida que vou fazendo vou partilhando convosco. Vou começar pelo necessaire, onde a mamã pode colocar todos os utensílios mais pequenos que são sempre necessários acompanhar um bebé onde quer que ele vá.

Como fazer o molde do necessaire

Para fazer o molde do necessaire  em primeiro lugar temos de decidir qual a medida que pretendemos: grande, médio, pequeno. Depende do que queremos guardar. A segunda decisão é o formato rectangular, quadrado ou arredondado, etc. Eu vou explicar como fazer o necessaire simples rectangular de tamanho médio. Depois deste passo ainda falta a decisão dos tecidos a utilizar. Pode usar apenas dois padrões diferentes um para o direito e outro para o interior ou a opção de fazer o necessaire utilizando a técnica do patchwork fazendo uma combinação de tecidos e cores ao seu gosto.

Eu decidi fazer um necessaire de  mais ou menos 34 cm x 25 cm, nos 25 cm de altura 5 são de profundidade.  Então para começar vamos fazer o molde de de um rectângulos com 34 x 25 cm.

Cortar os tecidos para o necessaire

Cortar os tecidos para o necessaire

Com o molde do rectângulo vamos cortar 2 rectângulos de cada um os tecidos. Para isso precisamos pelo menos de dois tecidos diferentes um para o exterior e outro para o interior do necessaire. Mas se optar pela técnica de patchwork ai pode usar a quantidade de tecidos que desejar. Não esquecer, ao cortar, deixar margem para as costuras. Quando os tecidos são de algodão fino eu uso entretela termocolante Vlieseline para dar mais consistência. Existem vários tipos eu normalmente utilizo esta que é muito semelhante ao enchimento dos quilt’s.

Pregar o fecho do necessaire

Pregar o fecho do necessaireDepois dos tecidos cortados e de colar a entretela o passo seguinte é coser o fecho. Coser o fecho, neste caso faz-se por duas fases, e não de uma só vez. Primeiro cosemos de um lado e depois do outro. Para isso vamos colocar os 2 tecidos um em cima do outro direito com direito e entre ambos na zona onde se pretende pregar o fecho o fecho com o direito do fecho voltado para o direito do tecido principal. Prega-se com alfinetes e depois alinhava-se,no caso de não ter muita prática é aconselhável. Faz de um dos lados do fecho e depois junta os outros dois rectângulos de tecido ao outro lado do fecho. Assim fica com os tecidos presos pelo fecho.

Para que o fecho não encrave no tecido interno é necessário que se pesponte e o melhor momento é ainda nesta fase. Para que não lhe aconteça como me aconteceu, só pespontei no fim de tudo pronto e tive muita dificuldade, porque depois nos topos com as costuras a máquina tem mais dificuldade de coser.

Coser o necessaire

Coser à volta o necessaire

Depois do fecho pregado e pespontado vamos coser as laterais. Colocamos os tecidos do interior para um lado e os do direito para o outro, formando um rectângulo grande unido pelo fecho, isto do lado do avesso em ambos os tecidos. Pregamos com alfinetes e cosemos, começando na base do tecido interno e seguindo para o rectângulo do tecido externo. Atenção na zona do fecho certifique-se que está alinhado e deixe as costuras voltadas para o tecido do avesso para não formar um enchimento muito grande, o que não torna o trabalho tão perfeito. Lembre-se que deve deixar o fecho aberto ou semiaberto, para depois voltar para o direito.

Cose tudo à volta até chegar à base do tecido interno, não esquecer deixar uma abertura nessa zona para depois voltar do direito.  Depois junta os cantos e mede 5 cm para fazer a profundidade, tenha atenção às costuras, lateral e da base, devem estar alinhadas, traça um rico com o giz e cose. Cortar os cantos para o necessaireRepete para todos os cantos tanto do tecido principal como para o tecido interno do necessaire. Depois de coser corta e vira para o direito. Só falta coser a abertura que ficou para virar do direito, pode fazê-lo à mão com um ponto invisível ou pode coser à máquina e nesse caso sugiro que cosa em todo o comprimento da base. E está terminado o Necessaire.

Estou ansiosa para oferecer o necessaire à minha cunhada. Mas ainda falta alguns acessórios para terminar o conjunto que estou a preparar. Por agora partilho convosco o necessaire, mas à medida que for fazendo os outros também os vou deixando aqui no site.  Se gostaram deste necessaire para crianças talvez também seja do vosso agrado o necessaire masculino ou o necessaire porta jóias. Espero que gostem! Bom trabalho.

Pode gostar também de ver:

Publicado por: Costurar.net | Em: 12 de Janeiro de 2013
Publicado em Acessórios com as etiquetas , , , , , , , . Salve o url nos favoritos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>