Saia de folhos

Saia de folhos

A primavera já chegou e as revistas femininas vão aguçando o apetite de voltar a vestir roupas mais leves e coloridas como é o caso da saia de folhos ou saia de babados como lhe chamam as amigas do Brasil. Apesar de a chuva e frio ainda estarem instalados de pedra e cal, lá vem um dia, menos cinzento em que o sol brilha com mais intensidade e o calor já se faz sentir na pele.

Os dias de sol são sempre mais inspiradores e normalmente incentivam a feminilidade da mulher, estimulando o uso de saias, falo por mim, que sou uma fã incondicional de saias, já fiz umas quantas e a minha tendência para usar saias é sempre mais quando o sol brilha. Ao mais pequeno raio de sol a minha disposição altera completamente, acho que era incapaz de viver num país cinzento. Agradeço todos os dias por morar neste cantinho à beira mar plantado. E por poder usufruir de todos os prazeres das 4 estações do ano em doses razoáveis e o mar sempre à mão de semear.

Saia de folhos e o tipo de corpo feminino

Se pretende fazer uma saia de folhos deve analisar todos os factores, inerentes à saia de folhos, para que se sinta bem sempre que a vestir. Como já foi referido antes, há peças de roupa que não favorecem todos os tipos de corpo feminino, esta saia é uma saia volumosa, dependendo da textura do tecido por isso faz parecer mais gorda. É importante ponderar entre os modelos que gostamos e apreciamos nas outras mulheres e o modelo mais aconselhado para o nosso tipo de corpo, desta forma nunca se sentirá mal na sua pele. Se for o seu caso opte por uma saia godé, ou uma saia simples, ou godé determinado e sentir-se-à muito melhor com o seu corpo.

Material necessário para a saia de folhos

Vai precisar de tecido, existem várias opções, algodão, renda, lycra,  sedas, chiffon etc., a escolha depende do seu estilo e ocasião que pretende usar. O tecido deve ter uma altura mais a medida que pretende de folhos.

Todos os acessórios de costura, fecho ou elástico depende da sua opção. A saia de folhos pode ter 2 tipos de base de saia. Uma saia rodada tipo a saia longa ou uma saia simples. No caso de ser uma saia longa a melhor opção é uma saia rodada para que possa ter espaço suficiente para poder caminhar. E neste  caso pode usar um cós de elástico e não necessita de fecho. Se desejar fazer uma saia mais curta então pode optar por fazer uma saia simples como base.

Existe ainda a opção de comprar o tecido já com os folhos , normalmente este tecido é um tecido fino e não faz muito enchimento.

Como fazer a saia de folhos

Depois de seguir todos os passos para fazer a base da saia, segundo a saia simples ou qualquer tipo de saia rodada, corta as tiras para fazer o folho da largura que deseja e com o dobro da medida da saia, ou seja se o seu contorno da anca é de 85 cm o comprimento da tira para o folho deve ser 1,70 cm. A largura da tira depene do folho que deseja, se gosta mais estreito ou largo. Depois faz uma bainha dupla na tira de ambos os lados e cose as pontas de forma a ficar com um circulo. Na parte superior da tira faz um pesponto em todo o comprimento da tira com linhas fortes e com um ponto largo para fazer o franzido do folho tal como já partilhei na cortina para o banheiro.

Depois de ter realizado os folhos que deseja o passo seguinte é pregar na base da saia. O  primeiro folho pode ser pregado no cós  e os seguintes serão sempre sobrepostos, ou seja, o seguinte fica sempre ligeiramente coberto pelo superior. Para que  fique certo e sempre à mesma distância meça com a fita a distância que deseja e faça marcações com o giz ao longo da saia pregue com alfinetes, alinhave e só depois cosa o folho à saia.

Este tipo de saia é ligeiramente mais trabalhado, mas não tem muita dificuldade para quem gosta de costurar. A saia de folhos é, mais uma vez, uma tendência para a primavera verão. Agora não tem desculpa, já sabe como fazer a sua, coloque mãos à obra e bom trabalho.

Pode gostar também de ver:

Publicado por: Costurar.net | Em: 27 de Março de 2013
Publicado em Saias com as etiquetas , , , , , . Salve o url nos favoritos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>