Saia godé

Saia godé

A moda da saia está de volta! As sais curtas ou as saias longas, justas ou largas, veio para ficar. As texturas dos tecidos são as mais variadas: esvoaçantes ou mais pesadas, as saias estão na moda. A saia godé é a saia típica dos anos 50, godé é o termo usado para definir uma saia enviesada. Existem vários tipos de saia godé mas hoje vamos aprender a confeccionar uma saia godé máximo. Este modelo de saia é o modelo mais rodado de todas as saias. A saia de godé máximo pode ter 4 costuras, 2 costuras e uma costura, diferindo apenas a forma de cortar a fazenda.

O molde da saia godé máximo

Para fazer o molde da saia godé máximo, uma saia rodada, apenas precisamos tirar as medidas do contorno da cintura e do comprimento total. Já vi várias formas de fazer a saia a godé mas eu vou explicar segundo o método Siva.

Medidas

  • Contorno da cintura : 70 cm
  • Altura total: 60 cm

Saia godé com 4 costuras

Num papel vegetal fazemos o esboço do molde da saia godé. Para isso começamos por marcar 2 cm à volta da folha para ficarmos com a esquadria. O primeiro passo é usar uma formula para determinar 1/4 da cintura essa formula consiste em dividir o contorno da cintura para 6 para determinar-mos os pontos A e B, neste caso 70/6 = 11,5 cm.

A partir do ponto de origem O marca-se os pontos A e B traçando uma linha que é a linha molde saia godeda cintura. Para fazer o arco AB podemos medir vários pontos desde a origem O com a mesma distância 11,5 cm para depois unir e formar o arco. Para desenhar o comprimento total marcamos 60 cm desde o ponto A até ao ponto até ao ponto M e do ponto B até ao ponto N.

A marcação do arco NM pode ser feita de várias formas uma delas é media a partir do arco AB vários pontos com a distância da altura total para posteriormente unir e formar o arco NM. E está feito o molde da saia de godé. Este molde representa 1/4 da saia tanto na parte da frente como nas costas, esta saia tem o mesmo molde para ambos os casos.

Marcação do molde no tecido para a saia godé

Depois do molde feito procede à marcação do molde, mas no caso da saia godé é necessário ter a atenção a forma como colocamos o molde em cima do tecido. Nas saias godé assim como na capa de inverno é necessário que o tecido seja cortado de forma enviesada.

Marcação da saia de godé com 4 costuras

marcação 4 costuras na saia godé

No caso da saia com 4 costura vamos cortar 4 partes iguais ficando assim duas para a
frente e 2 para as costas.  Lembre-se que tem de deixar a margem para as orlas e para a bainha.

Marcação da saia de godé com 2 costuras

Para a saia godé com 2 costura a diferença é no corte, neste caso o tecido deve estar dobrado a meio e nesse ponto coloca o molde de forma à dobra coincidir com o fio do meio.  Para formar a saia precisa de 2 partes, atenção na marcação os moldes devem coincidir exactamente e o tecido deve estar enviesado.

Marcação da saia de godé com 1 costuras

saia gode com 1 só costuraPara proceder a esta marcação é necessário que faça um molde adicional formado por 4 partes iguais do molde desenhado.  Com o tecido aberto coloca o molde em cima do tecido  ficando assim só com uma costura .

Marcação da saia de godé sem costuras

No caso da saia godé sem um única costura é necessário que a largura do tecido seja suficiente se a estatura da pessoa for magra, normalmente os tecido com 1,4o cm de largura é suficiente mas nem sempre é possível.  Para fazer a marcação neste caso dobra-se o tecido como se fosse um guardanapo e depois volta-se a dobra ao meio, ou seja em 4 partes, atenção as pontas deve ficar muito bem unidas e o centro deve formar um ângulo recto. Neste caso é necessário proceder com todo o cuidado para que a cintura fique equidistante de todos os pontos do vértice do ângulo recto, para que os godés caiam certos, sem pingar e a saia fique arredondada. 

Conforme o corte que escolheu basta faz a marcação do molde, empastando para depois alinhavar experimentar e coser as costuras se não tiver emendas a efectuar. Para fazer o cós proceda da mesma forma como na saia simples ou na saia longo como já foi explicado.

As bainhas da saia godé não deve ser feita no mesmo dia, a sai deve estar pendurada 2 dias e só depois fazer a bainha, uma vez que o tecido enviesado dá-se sempre um bocado. No momento de fazer a bainha é preciso fazer um ligeiro franzido porque em baixo tem mais roda do que em cima onde se vai coser.

A saia godé é muito simples de fazer e uma óptima opção para quem gosta de saias rodadas mas o seu tipo de corpo não seja o mais indicado. Neste caso para as mulheres que são um bocado mais gordinhas o efeito rodado não parte da cintura o que lhes vai favorecer a silhueta. Por isso se torna uma boa aliada. Espero que goste e experimente fazer a sua saia godé, se ainda não tem grande experiência a costurar saias, o melhor é começar com uma saia simples. Bom trabalho!

Pode gostar também de ver:

Publicado por: Costurar.net | Em: 3 de Fevereiro de 2013
Publicado em Saias com as etiquetas , , , , , . Salve o url nos favoritos.

15 Respostas para Saia godé

  1. aparecida cardoso disse:

    adorei

  2. Maria Isabel disse:

    Ainda to esperando o passo a passo de como transformar um conjunto que não uso mais em um casaco !Obrigado a todos !

  3. Sandra Mendes disse:

    Continuo com dúvidas! Qual é a distancia entre os pontos A e B? é de 11,5? gostaria muito que a indicação dos valores constasse nos moldes, fica mais fácil de visualizar. Tenho muita dificuldade na marcação destas medidas. Grata.

  4. maria da conceiçao pereira gonçalves disse:

    boa noite gostaria de pedir se fosse possivel um molde de saia gode com 4 costura e molde para mim poder imprimir com explicaçao de como cortar muito obrigado

  5. Janaina Gomes disse:

    Olá gostaria de fazer uma saia godê nesse modelo: http://2.bp.blogspot.com/-cyOSB20Rf-A/UZ1_2f9el4I/AAAAAAAABG0/LS_PnJkGVdU/s640/saia+god%C3%AA.jpg

    o da terceira foto, gostaria de uma dica de que pano usar, e se precisaria ou não de forro, desde já obrigada!

    • sonia disse:

      Olá Janaina como se trata de uma saia curta o tecido não deve ser mt grosso (dentro deste estilo uma sarja fina deve ficar bem, mas quando for na loja dos tecidos pergunte e coloque na frente para ver se é um tecido que cai bem. Bom trabalho

  6. roberta disse:

    Boa tarde Sonia

    Preciso fazer uma saia para dança cigana e gostaria de saber se eu posso cortar vários pedaços de tecido com a molde do gode de 4 costuras , preciso dela bem rodada com 24 metros de roda , é assim que faço mesmo ou tem outra maneira

    Obrigada

  7. olga disse:

    tenho visitado bastante as vossas publicações. gostaria de estabelecer correspondencia mas sou de Moçambiaue Maputo talvez via email. mas gostei da explicação so fique com duvidas sobre como fazer a bainha da saia godê. obrigada

    • sonia disse:

      Olá Olga !! A bainha da saia godé é mais complicada, devem ser chuliadas com um ponto miúdo e apertado para diminuir um bocado, uma vez que a parte de cima onde faz a bainha é mais estreita, mesmo assim tem sempre que fazer um franzido ou prega.
      Bom trabalho

  8. eliane disse:

    Como faço o acabamento da parte d cima?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>