Como fazer uma saia simples

Como fazer uma saia simples

Uma  saia simples é uma peça de vestuário quase obrigatória no guarda roupa de uma mulher. De tecidos lisos aos estampados, às riscas ou às bolinhas, cores vivas ou cores neutras, ou mesmo a reutilização de outras peças de vestuário esquecidas no armário, a saia é uma peça fundamental e que fica sempre bem em qualquer ocasião, por isso aprender como fazer uma saia simples é uma bela forma de garantir que vai vestir a saia que melhor se adequa ao seu gosto pessoal.

Para iniciar a confecção da saia simples é fundamental tirar as medidas correctamente para podermos elaborar o molde à medida de cada pessoa.

Preparar as medidas do molde

Depois de tiradas as medida chegou a hora de esboçar o molde da saia. Para isso vamos trabalhar com as seguintes medidas:

  • Contorno ou largura da cintura: 68 cm
  • Contorno ou largura da anca: 96 cm
  • Altura da anca: 18 cm
  • Altura total da saia: 55 cm

Partido destas medidas vamos dividir em quatro as larguras e ficamos com a seguinte tabela:

Medidas

Quarta parte *

Frente

Costas

Largura da cintura

68

17

17+1=18

17-1 =16

Largura da Anca

96

24

24+1=25

24-1 =23

Altura da Anca

18

Altura Total da Saia

55

* Para executar os moldes nas larguras dividimos sempre por quatro (quarta parte).

No molde da saia acrescentamos 1cm à quarta parte da ferente e tiramos 1cm à quarta parte das costa.

O Esboço do molde

  1. Dividimos as larguras por 4.
  2. Na folha de moldes desenhamos um rectangulo com a medida da largura da anca (frente) e a altura total, ex: 25 – 55.
  3. Desenhamos o rectângulo da parte de trás, ex: 23 – 55.
  4. Marcamos a altura da anca a partir da linha da cintura na frente e nas costas, ex: 18cm.
  5. Marcamos a largura da cintura, ex: 18cm e damos um aumento para a pinça de 2 cm e ficamos com 20 cm, nesse ponto subimos 1cm na linha da cintura e descemos na linha do fio de meio também 1cm, centramos a pinça e desenhamos.
  6. Marcamos a parte lateral desde a cintura até à altura da anca com a régua curva.
  7. Fazemos a união da pinça da frente e com a régua curva unimoso ponto que subimos na linha da cintura e o ponto que descemos na linha do fio de meio e com a régua curva desenhamos o traço.
  8. Agora vamos terminar a parte de trás.

Para executar o molde da parte da frente da saia começa-se por desenhar um rectângulo com as medidas da largura da anca e da altura total, ou seja o rectângulo ABCD fica com as medidas de 25 cm x 55 cm.

No rectângulo partindo da linha AB, linha da cintura marca-se a altura da anca (18cm) e traça-se uma linha paralela à linha da cintura.

Na linha da cintura e partindo do fio do meio marca-se a largura da cintura 18 cm mais a profundidade da pinça 2 cm,  considerando este ponto o ponto b.   Para desenhar a pinça marca-se o centro da cintura incluindo o a profundidade da pinça, desse ponto marca-se metade para cada lado. Quando a cintura é muito fina faz-se duas pinças para não ter de apertar muito nas costuras laterais.  A altura da pinça é de 6 a 7 cm. No ponto b sobe-se 1 cm e une-se com a linha da altura da anca com o auxilio da régua curva.

No ponto A desce 1 cm ponto a.  A partir desse ponto marca-se 2,5cm – ponto a1.  Fecha-se a pinça e une-se os pontos a1 e b com a régua curva.

Quando se pretende uma saia com nesga (evasé) prolonga-se a linha CD para o ponto d e une-se o ponto com a linha da anca com a régua curva. Este ponto deve subir 1cm para evitar fazer bico na costura lateral.

O molde das costa é semelhante ao da frente mas com as medidas das costa, ou seja com menos 2 cm nas larguras. A altura das pinças nas costa também é diferente, varia entre os 10 e os 12cm.

Seguindo estes passos obtemos o molde de uma saia simples e que é a base para todas as outras saias mais elaboras.

Marcação

Depois do molde feito coloca-se em cima do tecido dobrado ao meio e com o direito para dentro deixa-se os valores das costuras 4cm nas laterais e 6 cm na bainha e marca-se com o giz. Está pronto para cortar pelas marcações do giz.

Depois das peças de tecido cortadas pelos moldes, a nossa passa está pronta para fazer a marcação (empastar) em volta do molde. Após empastar e cortar as linhas, está pronta para alinhavar as pinças e a parte da frente às costas seguindo as marcações, por fim alinhavar a bainha. Não esquecer de deixar a abertura para o fecho 18cm do lado esquerdo ou atrás conforme o modelo. A saia está pronta para fazer a primeira prova.

1.ª Prova

Se as medidas forem tiradas correctamente as alterações na prova são quase inexistentes.

Fazer ajustes se necessário  para depois coser as pinças e as laterais à máquina. Depois de alinhava-se o fecho para depois coser à máquina. Por fim coloca-se o cós. Existe um cós termo colante que ajuda a que o cós fique perfeitinho. Mede-se a cintura pela saia e corta-se o cós termo colante para depois colar no tecido com o ferro de engomar. Depois dobra-se e alinhava-se as extremidades superiores  do cós para não sair do lugar. Alinhava-se e depois cose-se à máquina, faz-se a casa para o botão ou prega-se o colchete e só falta fazer a bainha para a saia estar prontinha para desfilar.

Depois de aprender como fazer uma saia simples, vai ter sempre a saia dos seus sonhos mas de uma forma muito mais económica do que seria se a tivesse de comprar numa qualquer loja, além de ser sempre na cor que quer e à sua medida. Bom trabalho.

Pode gostar também de ver:

Publicado por: Costurar.net | Em: 26 de Setembro de 2012
Publicado em Saias com as etiquetas , , , , , , , , , . Salve o url nos favoritos.

9 Respostas para Como fazer uma saia simples

  1. ALESSANDRA BRENTEGANI disse:

    MUITO OBRIGADA MESMO PELO CARINHO EM DIVIDIR CONOSCO UMA PEÇA TAO SIMPLES E LINDA DEPOIS DE PRONTA.AMEIIIIIII.BJS

  2. mary cris disse:

    eu ponto e linha

  3. Marcia disse:

    Boa tarde, eu gostaria muito de aprender a fazer saias, mas como sou nova nestas andassas de costura achei um pouco complicado a parte do molde. Alguem me poderia ajudar? obrigado