Trocador de fraldas

Trocador de fraldas

O nascimento de uma criança por vezes faz despoletar a criatividade e gosto pela costura tal como já tinha mencionado em outro artigo, hoje em dia existe uma variedade grande de artigos para o enxoval de um bebé no mercado, a preços acessíveis. Contudo essa produção em massa para que os preços sejam mais reduzidos torna as peças impessoais e com pouca vida. Por isso, vale a pena aprender como fazer o enxoval e neste caso um trocador de fraldas  se gosta de ter peças com personalidade sem ter de pagar o preço.

Este trocador faz parte de um conjunto de outros acessórios, entre os quais esta bolsa para fraldas, que estou a fazer para a minha sobrinha Mafalda que está para nascer em meados de Fevereiro. Estes momentos são sempre de grande ternura e a minha forma de manifestar a minha alegria e dar as boas vindas à minha menina é fazer com todo o meu amor e carinho estas coisinhas lindas.

Molde do trocador de fraldas

Para fazer o molde do trocador de fraldas eu usei um trocado que era do meu sobrinho e afilhado quando era bebé.  Tem uma forma rectangular e na zona da cabeça do bebé é ligeiramente mais estreito. Mas pode ser mais simples se tiver a forma de um rectângulo. Este tem aproximadamente 66 cm x 48 cm, são as medidas convencionais de qualquer trocador de fraldas. Eu fiz um molde em papel vegetal, para guardar e sempre que precisar não estar preocupada com as medidas.

Escolher e cortar os tecidos

O passo seguinte é escolher os tecidos. No meu caso como se trata de uma menina a cor rosa reina. Pode usar apenas um tecido, mas eu usei a técnica do patchwork, um tecido às riscas e outro lindo de morrer com umas árvores lindas em tons de rosa. Para além do tecido principal usei um turco plastificado que tanto pode usar do lado do turco ou do lado plastificado, para prevenir os acidentes com os “presentinhos” dos nossos bebés.

Eu optei por usar o lado do turco, porque acho que o plastificado é frio em contacto com a pele do bebé, mas fiz um rectângulo do mesmo tecido turco/plastificado, de aproximadamente 33 cm de altura por 47 cm  de largura, à parte e depois  junto ao trocador e neste caso, pode ser usado apenas nessas ocasiões.

Nem sempre a superfície dos locais onde se troca as fraldas dos bebés é fofinha, por isso optei por colocar Dracalon entre os tecido para conferir uma aspecto mais macio e confortável para o bebé.

Escolhendo os tecido, para corta basta proceder de todas as outras formas quando fazemos a marcação do molde este caso é simples, um rectângulo quase evitava esse processo, mas que tem menos prática é sempre aconselhável.

 Coser e os acabamentos do trocador de fraldas

ordem dos tecidos

Para coser o trocador de fraldas eu coloquei os dois tecidos tal como iria ficar, ou seja, avesso com avesso com o dracalon entre eles e fiz zig zag à volta para unir tudo. Para fazer o efeito acolchoado fiz umas costuras na diagonal nos dois sentidos, direita e esquerda.

alinhavar fita de vies para trocador de fraldas

Para o acabamento  coloquei  fita de viés que pode comprar ou fazer em casa. Em primeiro lugar preguei a fita de viés no rectângulo turco/ plastificado. Seguidamente cosi o rectângulo ao trocador principal só na zona da base. Só depois destes passo é que preguei a fita de viés em todo o trocador. E voilá  está pronto o trocador de fraldas.rectangulo  plastificado

Simples de fazer com muita personalidade e cheio de encanto este trocador de fraldas que vai ser da minha sobrinha Mafalda. Espero que gostem e que seja útil para quem gosta de dar um  toque pessoal às suas peças, ou oferecer algo diferente feito com muito amor e carinho. Bom trabalho!!

Pode gostar também de ver:

Publicado por: Costurar.net | Em: 22 de Janeiro de 2013
Publicado em Infantil com as etiquetas , , , , . Salve o url nos favoritos.

5 Respostas para Trocador de fraldas

  1. Terezinha conceição de Faria disse:

    Obrigada pela dica. O seu trocador ficou lindo. É que preciso fazer uma peça para uma amiga.

  2. rosa disse:

    miga kero so uma dica por favor , podemos fazer a capa em tecido com o modelo de fronha ? eu sei fazer decorados bonitos kero saber o modelo msm dele … rosa

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>