Como fazer um vestido de menina

Como fazer um vestido de menina

Nem sempre temos consciência, mas a pessoa que somos, as atitudes que tomamos, as nossas motivações são fruto do ambiente que nos rodeia. Há uns meses atrás na nossa página do facebook publiquei várias inspirações de vestidos de criança. Sem me dar conta, andava entusiasmada com o nascimento da minha sobrinha. Muitas das nossas seguidoras pediram para colocar um artigo sobre o tema, mas o tempo foi passando, fui deixando para amanhã, esta minha vontade de escrever e partilhar convosco andava alheada de mim e a verdade é que nunca mais tinha satisfeito a vontade das nossas queridas leitoras e seguidoras. Mil desculpas! Mas como na vida nada é para sempre, aqui estou eu de volta, o meu entusiasmo e a minha motivação estão a voltar a mim aos pouco, para satisfazer os vossos pedidos e dar asas à minha imaginação. Por isso, hoje decidi fazer este artigo como fazer um vestido de menina.

Para fazer um molde, quer seja para criança ou adulto é sempre necessário tirar as medidas, em primeiro lugar. Se por acaso a criança está perto de nós ou podemos facilmente pedir a alguém (mãe, avó, pai, etc) que tire as medidas, melhor. No entanto, existem tabelas standard que podemos recorrer, sem que seja necessário tirar as medidas,apesar de ser mais fiável  com as medidas exactas, uma vez que, as crianças nem sempre estão dentro do padrão, algumas são mais pequenas ou maiores que o normal para as idades. No caso de pretender fazer um vestido para oferecer, convém assegurar-se que está a fazer a medida certa ou um tamanho acima, nesse caso a criança espera mais uns dias até crescer para o vestido ficar bem.

Tabela de medidas

Esta tabela serve apenas de orientação, até porque a tabela é de origem francesa e como sabem a fisionomia das pessoas, não sei porquê, e nunca tive curiosidade em saber, é diferente de país para país.

Tabele de medidas para o vestido de menina

Para fazer o molde basta seguir as medidas padrão consoante o tamanho que desejam. O molde para fazer o vestido de menina é muito semelhante ao molde para fazer um vestido de adulto.

E porque a minha sobrinha já vai a caminho de um ano eu vou usar as medidas dos 12 meses. Apesar de só fazer um ano em Fevereiro é uma menina grande, para a média. No entanto, antes de cortar o tecido tenho de confirmar as medidas, para não me surpreender no final.

Molde para vestido de menina

Tal como no molde para fazer um vestido de adulto nas crianças segue-se alguns dos passos, nomeadamente fazer o molde de 1/4 do vestido. Também no molde de vestido de menina se desenha o molde da frente e o molde das costas.

Como fazer um vestido de menina: Frente

1. Começamos por fazer um rectângulo com 1/4 da medida da largura do peito e altura que desejamos para o vestido. Neste caso 49 cm a dividir por 4 que é igual a 12,25, assim desenhamos um rectângulo com 12,25 cm (HC)por 45 cm de altura (esta medida é minha opção, não consta na tabela de medidas).

2. A partir do fio do meio (linha AB) desenhar uma recta paralela a que chamamos a linha do ombro, neste caso será 18 cm a dividir por 2, ou seja 9 cm(FM). Nesta linha e a partir do ponto onde começa o obro vamos baixar 1,5 cm (ponto G) e depois deste ponto medir 9 cm na altura.

3. As criança não tem muitas formas por isso há passos normalmente utilizados num molde de adulto que não são necessários. No entanto, vamos medir entre cavas que difere ligeiramente da frente para as costas. Na frente vamos usar menos 1cm. Consideramos a largura dos ombros na largura entre cavas nas costas (9 cm) e a largura de entre cavas na frente de 8 cm. E assim no meio da linha vertical anteriormente traçada, marcamos esse ponto. (ponto J)

4. Para marcar o decote achamos a 3 º parte da medida do ombro (9 cm : 3 =3 cm) na largura do decote desenhamos 3 cm (D) no comprimento do decote desenhamos 3 cm +1 cm =4 cm (E) Unimos o ponto da largura do decote ao da largura dos ombros depois de baixar os 3 cm;(DG)

5. Após os pontos marcados unimos para desenhar a cava para isso pode usar a régua de costura.

6. Neste caso não desenhamos a altura da cintura, mas podemos marcar vários tipos de cintura, e cortar o vestido nessa linha. Como é o caso da cintura subida  o vestido fica com um peitilho),da cintura descida ou da cintura normal.

7. Para fazer a nesga (ponto k) só tem de aumentar a largura do rectângulo  inicial, neste caso eu aumentei 4 cm. Para alem disso, para que o vestido não fique a pender nas costura é importante subir o ponto k 1,5 cm para o ponto L e depois unir com a régua fazendo uma ligeira curvatura.

Como fazer um vestido de menina: CostasMolde para vestido de criança

1. Para desenhar o molde das costas podemos seguir os pontos no molde da frente com excepção no desenho do rectângulo inicial onde se deve acrescentar 2 cm para o trespasse do vestido, para depois aplicar botões.

2. No ponto J devemos usar a medida entre cavas é de (9 cm) e por isso no momento de desenhar a cava esta  fica menos arredondada em relação à parte da frente do vestido.

3. Para desenhar o decote vamos baixar apenas 1,5 cm ( ponto E)e unir ao ponto D com o auxilio da régua.

É importante referir que o molde é feito sem ter em conta as orlas, por isso no momento de cortar devemos deixar margem para as costuras. Para fazer a marcação do molde pode proceder tal qual as peças dos adultos. Como se trata de um vestido de criança é conveniente que as costuras não fiquem a magoar, para isso podemos forrar o vestido para que isso não aconteça.

Este é um molde básico de vestido de menina mas pode-se adaptar a outros modelos de vestido. Para as principiantes eu aconselho experimentar este em primeiro lugar e só depois se aventurar com outras criações. Este modelo é perfeitamente adaptável às varias estações do ano, basta conjugar com as diferentes texturas dos tecidos. Para vestidos mais veraneantes usar tecidos mais leves, como por exemplo algodão. Nos vestidos de Inverno podemos usar as fazendas, veludo, etc. Para além das texturas, também se pode jogar com as cores, verão pede cores mais claras e inverno normalmente mais escuras. Agora que já fiz este artigo a ensinar como fazer um vestido de menina, também eu vou fazer um vestido para a minha sobrinha. Bom trabalho.

Pode gostar também de ver:

Publicado por: Costurar.net | Em: 26 de Novembro de 2013
Publicado em Infantil, Vestidos com as etiquetas , , , , , . Salve o url nos favoritos.

3 Respostas para Como fazer um vestido de menina

  1. Eliana Rodrigues disse:

    Sou uma avó que gosta de costurar para a família, principalmente para os netos, achei ótimo ter um blog que nos ajude nesta tarefa. Bjs

  2. Maria Nancinéle Dos Santos Pereira disse:

    Tenho uma neta de 9 meses e gostaria de me aventurar em costurar para ela, ela sendo a primeira, de muitos(as), seria ótimo. Obrigada.