Vestido de renda

Vestido de renda

O sol já deu sinal de si… fenomenal como os raios de sol o céu azul alteram o estado de espírito das pessoas. Bem vindo! E que venha para ficar. Os dias quentes e brilhantes com as flores a aparecer nas árvores são uma fonte de inspiração. Os dias são maiores, já apetece passear à beira mar, ficar a ver o por do sol, sentir o sol na pele, vestir roupas mais leves e deixar finalmente os casacos em casa. Hoje a pensar neste dias e depois de encontrar esta inspiração do Valentino, apeteceu-me fazer um vestido de renda.

No ano passado já quase no fim do verão comprei uma peça de tecido em renda, mas não fiz nada porque nada me agradava. As rendas estiveram muito em voga no ano passado mas também são uma das grandes tendências deste verão 2013. No entanto, para fazer uma peça em renda é preciso pensar muito bem na utilidade que se pretende da peça. Eu queria uma peça chique e prática, mas que pudesse usar no dia à dia e sinceramente estava com dificuldade de escolher o modelo para fazer o vestido. Finalmente encontrei esta inspiração e já posso colocar mãos à obra.  Para não cair na tentação de fazer mais uma peça que vai ficar no armário sem grande utilidade é importante ponderar a utilização que lhe vamos dar.

Molde do vestido de renda

Para fazer o molde deste vestido de renda podemos nos guiar pelo molde disponível no artigo como fazer um vestido. Mas este vestido é ainda mais simples porque se trata de um vestido direito. O molde deste vestido é a junção dos moldes da blusa e da saia mas neste caso não há a marcação da cintura porque se trata de um vestido direito ou com nesga sem pinças na cintura para a delinear. As pinças serão apenas efectuada na parte superior do vestido tal como se faz na blusa. Sendo por isso muito simples de executar. As mangas são à 3/4 sem punho o que facilita o trabalho.

Depois de fazer o molde à sua medida faz a marcação do molde no tecido corta a peça de tecido e está pronto para começar a empastar.

Confecção do vestido de renda

Marcação do molde do vestido de renda feita, passamos à fase de alinhavar. Neste caso é muito rápido por ser um vestido direito apenas com as pinças no peito. Faz-se a primeira prova e se tudo estiver bem podemos coser com a máquina corte e cose, uma vez que a renda tem elasticidade e o resultado final fica mais prefeito se utilizar-mos a corte e cose. Cosa apenas as laterais deixando os espaço para colocar os bolsos na costura (os bolsos marcam-se na zona da altura da anca), os ombros, e as mangas  para depois de cortar o forro e coser tal como fez com a peça principal pregar ao vestido pelos ombros e pelas mangas.

A renda normalmente é transparente por isso é necessário colocar forro no vestido, para isso procede exactamente da mesma forma como para cortar e marcar o seu vestido cosendo apenas as laterais, deixando. Eu optei por um forro com elasticidade acho mais prático mas também pode usar o tecido tafetá normal.

Depois do forro feito coloca-o dentro do vestido avesso com avesso e já pode finalmente coser os ombros juntando os dois tecidos para que o forro fique pregado ao vestido pelos ombros e depois também pelas mangas. No caso das mangas, pode não forrar se assim o desejar.

Este vestido de renda é muito simples de executar. É um vestido muito versátil, prático e elegante, facilmente adaptável a qualquer tipo de corpo feminino, porque pode colocar um cinto para definir a cintura se assim o desejar e convier.  Espero que goste faça também o seu  e desfrute ao máximo destes dias de sol. Bom trabalho!

Pode gostar também de ver:

Publicado por: Costurar.net | Em: 16 de Abril de 2013
Publicado em Vestidos com as etiquetas , , , , , , . Salve o url nos favoritos.

Uma resposta para Vestido de renda

  1. Ana Paula Valentim Silva disse:

    Bom Dia, amei suas públicações e gostaria de saber como faço pra ter os moldes infantis

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>